Blog

Identidade Visual: o significado das cores

Destaque blog painel_molde

Um dos pontos importantes ao criar um novo logotipo para empresa, é pensar em qual imagem pretende passar. Este posicionamento (sério, alegre, jovem,  tradicional, etc) será estabelecido de acordo com diversas formas de comunicar, inclusive ao escolher as cores do seu logotipo e, consequentemente, da identidade visual da empresa. Desta forma, as cores vão além da beleza. Elas são responsáveis por passar uma mensagem, mesmo que de forma sutil.

575246_10151053538591565_1925783983_n

Os tons utilizados na identidade visual serão reproduzidos, também, em todos os materiais institucionais da empresa, como cartão de visitas, panfletos, papelaria, site, etc. Utilizada sozinha ou combinada de outras, a cor tem o poder de produzir influência no relacionamento entre sua empresa e o público. Sendo assim, é preciso estabelecer uma coerência com o público-alvo e os objetivos para a criação da marca. A aparência influencia na decisão da compra, e, por isso, a identidade visual precisa ser criada com profissionalismo. É preciso escolher criteriosamente as cores que representam sua identidade, tendo em mente os desejos do seu público-alvo.

Confira o significado das cores e escolha os tons que passam a imagem que melhor representa sua empresa.

Vermelho

A cor da paixão… ou da fome? O vermelho é estimulante e induz a ação. Por isso é comumente utilizado em liquidações e ações promocionais, buscando atrair compradores compulsivos. Também usado em sinalizações de urgência, para chamar a atenção do usuário e forçá-lo a refletir antes de tomar uma decisão.

Amarelo

Associado ao vermelho, o amarelo também tem seu poder de estimular apetite. Mas sua utilização isolada estimula o otimismo, por ser uma cor feliz e acolhedora. É uma boa escolha para identidade visual para chamar a atenção de determinados detalhes ou sinalizar cautela. Ajuda a concentrar a atenção, estimular o intelecto e sugere animação.

Azul

Assim como a maioria das cores, a matiz influencia na sensação que ela transmite. O azul claro provoca a sensação de higiene e frescor, mas também estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o azul escuro é corporativo, mostrando poder e confiança na identidade visual. Uma cor espirituosa que proporciona calma e segurança às pessoas.

Verde

O verde remete à natureza, transmite saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes. Frequentemente relacionado à questões ambientais e produtos de apelo sustentável. Sendo uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade e tranquilidade.

Laranja

Uma cor vibrante e cheia de energia, o laranja retrata ânimo, atrai consumidores e estimula a criatividade. Assim como o vermelho, é muito ativa, alegre e estimulante, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos. A experiência visual da cor laranja reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo. 

Violeta

O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito. Estimula o pensamento abstrato, remete ao mistério, transmite calma e sensatez, e muitas vezes se relaciona à intuição e à espiritualidade. Seu toque feminino é visto como romântico e jovial.

Preta

A mais poderosa e neutra das cores, o preto é associado à força, formalidade e elegância. Uma cor versátil, sugere mistério e curiosidade, podendo ser relacionado a medo e memória emocional. É tido como masculino, sóbrio, impessoal. Mas sua neutralidade permite que a combinação com outras cores reflitam em diferentes simbologias. Uma decisão segura para estar presente na identidade visual.

Branca

Tão neutra quanto o preto, o branco é uma cor pura, que ressalta luminosidade, limpeza e tranquilidade. O cuidado em sua utilização assegura uma interpretação correta de suas intenções, combinado com outras cores proporciona harmonia. Sugere pureza, transmite a ideia de frescor e calma. O branco é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa.

Cinza

A soma do branco e do preto resultam em outra cor neutra, o cinza. Sua principal utilização é para ressaltar outras cores, mas é associado à tecnologia e universo corporativo. Conservador, moderno, formal, sólido, o cinza é flexível e agradável.

Marrom

O marrom transmite conceitos associados à seriedade, natureza, segurança e sofisticação. Por ser quente, neutra e natural, sugere estabilidade e produtos orgânicos. Em tonalidades mais quentes, estimula o apetite refinado e em tonalidades escuras, se torna neutra como o preto.

Rosa

Uma cor delicada, com muita feminilidade e graciosidade, o cor-de-rosa simboliza romantismo e inocência. Os tons fortes, como o pink, sugere modernidade, desejo e desperta atenção. Tons mais claros são passionais, suaves e transmitem proteção.

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta