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Facebook Ads ou Google Adwords? Onde anunciar?

Painel_de_logos_facebook_googleMuitas empresas nascentes ainda não aproveitam as possibilidades do mundo digital. As opções são variadas, mas a melhor forma de divulgação online irá depender do seu tipo/modelo de negócio. Um ponto importante ao buscar a plataforma que irá se adequar à sua empresa é ter em mente que marketing digital exige investimento. É um erro pensar que só porque possuir uma página em uma rede social é de graça, não terá um gasto. A notícia boa é que este investimento é bem pequeno frente à divulgação tradicional e ao retorno que pode gerar.

Para ficar por dentro de algumas possibilidades, fizemos um comparativo entre as duas formas mais utilizadas de divulgação na internet: Facebook e Google. Selecione a que mais se adequa ao seu negócio, ou as duas, e aprofunde seu conhecimento em marketing digital.

Google Adwords

Google Adwords: fundamental para qualquer negócio, o google adwords ajuda o seu site a ficar bem posicionado na pesquisa do google por meio dos links patrocinados. A segmentação dos resultados na rede de pesquisa é por meio de palavras-chave ou termos pesquisados. Possui uma ótima orientação e atendimento aos iniciantes e exige conhecimento da ferramenta. Veja aqui.

Para explorar ao máximo o google de forma orgânica, é interessante procurar uma empresa especializada em melhorar o posicionamento orgânica do seu site, deixando-o bem ranqueado por meio da técnica chamada SEO (Search Engine Optimization).

Ponto positivo: pode começar com qualquer orçamento e só paga após obter algum resultado: o clique para seu site.
Ponto negativo: o preço do clique irá depender do quanto há disputa pela palavra chave. Bons resultados vão depender de bons anúncios.

Painel_de_logos_facebook

Facebook: uma rede social para empresas que buscam engajamento e relacionamento com seus clientes. Se seu objetivo é apenas falar da sua empresa e divulgar seus produtos, esta não é a ferramenta adequada. É preciso ser criativo, diferente e pensar fora da caixa. Talvez esta seja a rede que mais exija investimento inicial para decolar. Isso porque o facebook vem diminuindo o alcance das páginas para divulgação orgânica e só aparecendo com destaque para seus seguidores por meio das publicações impulsionadas (pagas). Hoje a rede social já está mais preparada para orientar seus anunciantes que estão começando. Veja aqui.

Ponto positivo: grande rede de adeptos no Brasil, com anúncios que podem ser bem direcionados, com filtro para público alvo e área geográfica. Diferente das palavras-chave do Google Adwords, o Facebook Ads baseia seus anúncios em perfis e interesses locais.
Ponto negativo: valor da interação alto em comparação ao Adwords e exige investimentos (tempo e dinheiro) a longo prazo.

Onde é melhor anunciar? Facebook ou Google?
Vai depender dos objetivos da sua marca.

O Facebook possui um força maior para o fortalecimento da sua marca, criando uma relação de longo prazo com seu público. Para isso acontecer, é preciso criar campanhas sólidas, bem planejadas e com objetivos bem definidos. Para criar uma estratégia de vendas em curto prazo, aumentar o volume de acessos e cliques no seu site o Google Adwords pode ser uma opção mais atraente.

A melhor opção é criar uma comunicação integrada com diversas plataformas de marketing digital, em que as duas redes possam ser exploradas ao máximo, possibilitando uma boa imagem da marca e alavancando as vendas.

 

–> Para resumir esta história toda:

Utilize o facebook ads para criar interação, fidelizar clientes e gerar boca-a-boca.

Utilize o Google Adwords para aumentar o acesso ao seu site e gerar conversão

Busque profissionais capacitados para orientar sua estratégia de marketing digital e criar uma imagem profissional para sua empresa.

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